Comportamento
EUCLEDES FÁBIO CASAGRANDE
DEISE NARA PINHEIRO
TIAGO SILVEIRA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CANOAS, 2010
O STRESS E SEU REFLEXO NA SAÚDE DO PROFESSOR
1. JUSTIFICATIVA PARA ESCOLHA DO TEMA
Escolhemos o tema devido a sua relevância para os gestores atuais. Cremos que ao nos preocuparmos com a gestão do comportamento nas instituições pós-modernas vemo-nos obrigados a enfrentar as questões que envolvem o stress, a fadiga e a falta de envolvimento dos colaborados nos trabalhos que desempenham. Ao não ser enfrentado de frente este problema percebemos que as empresas acabam tendo resultados não satisfatórios, pois onde têm pessoas desmotivadas e estressadas dificilmente se cria um ambiente de bons relacionamentos e muito menos se consegue aproveitar ao máximo o potencial das pessoas envolvidas com a instituição.
Desta forma optamos por aprofundar o estudo sobre o stress, suas causas e conseqüências na vida das instituições. Devido a nossa impossibilidade de abordamos a temática de uma maneira mais ampla, optamos por tentar olharmos os reflexos do stress na instituição escola, bem como, os reflexões desta para a saúde do professor.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Pesquisas apontam que 50% das mortes que acontecem nos Estados Unidos a cada ano são decorrentes de doenças associadas ao estresse. Pesquisas neste país mostram, também, que o estresse no trabalho é a principal causa do estresse para os norte-americanos adultos.
É mister mencionarmos que ao longo desta semana, os principais sites e meios de comunicação nacionais anunciaram que após suicídios, fábrica de iPhones pode fechar as portas na China. A Foxconn, empresa que produz celulares para a Apple, afirma que não vai mais compensar as famílias de funcionários que tirarem a própria vida; demissões podem chegar a 800 mil1.
A partir destes dados constantemente presentes na mídia nacional e internacional aventamos com Marx que o