Comportamento Transferencial
INTRODUÇÃO
A TRANSF É A PROJEÇÃO pelo indivíduo de um estado afetivo sobre determinada pessoa, ou seja, os sentimentos do hoje em relação a essa pessoa, o modo como age reproduz uma atitude antiga de relação com uma figura importante de seu passado.
É UM FENÔMENO UNIVERSAL: encontra-se em todas as relações entre pessoas, contribuindo para dar um significado, as mesmas.
Em sua essência, faz emergir um FANTASMA ICS que deforma os sentimentos e as reações de um individuo em seu relacionamento com o outro.
ORIGENS
“Não estabelecemos novos relacionamentos como se partíssemos do zero, mas transferimos um relacionamento do passado para o presente” (Storr, 1979:69). Ou seja, os indivíduos são propensos a reproduzir no presente as atitudes adotadas no inicio de sua vida em família.
O QUE VEM A SER ESSE CPTO TRANSF
É uma REPETIÇÃO, A REEDIÇÃO de uma antiga relação vivenciada. (...) Trata-se de um anacronismo, um erro na escala temporal. Ocorre um deslocamento. Trata-se, antes de tudo, de um fenômeno inconsciente; a pessoa que vivencia tal situação desconhece em geral esta distorção.
GRANDES ESTRUTURAS DE TRANSFERENCIA
1- TRANSFERÊNCIA IDEALIZADA
É um tipo de T que consiste em vivenciar emoções de uma fase precoce do desenvolvimento psíquico. Tentativa de reencontrar uma felicidade original, uma felicidade perdida, nutrindo um sentimento de união com uma pessoa idealizada. A pessoa idealizada é fonte inesgotável de satisfação: longe dela, existe apenas o vazio e a impotência. Admira-se por seu poder, por sua beleza, sua inteligência ou seu rigor moral. Reforça-se suas boas qualidades, ignora-se ou minimiza-se as más.
O PROCESSO DE IDEALIZAÇÃO relaciona-se com o fato de que certas pessoas SENTEM-SE PERDIDAS, SEM VALOR, se elas não têm alguém para admirar.
Trata-se de uma DEPENDÊNCIA, para preencher uma necessidade interior. Quando OS FUNCIONÁRIOS idealizam seu superior
Eles têm a confiança