Comportamento organizacional - robbins
11) São 5 traços de personalidade no modelo “big Five”, extroversão, amabilidade, conscienciosidade, estabilidade emocional e abertura para experiências.
12) Os indivíduos confiáveis, cuidadosos, conclusivos, capazes de planejar, organizados, trabalhadores, persistentes e orientados para resultado costumam apresentar uma desempenho no trabalho superior na maioria das ocupações, se não em todas elas.
13) Autoavaliação básica, maquiavelismo, narcisismo, automonitoramento, aversão ao risco, personalidade tipo A, personalidade proativa.
14) Valores são convicções básicas de que um modo especifico de conduta ou uma condição de existência é individual ou socialmente preferível ao modo oposto. Os valores são importantes, pois estabelecem a base pra a compreensão das atitudes e da motivação, além de influenciarem nossas percepções. Valores terminais são condições de existências desejáveis relacionadas às metas da sua vida, já os valores instrumentais são os meios para se chegar as metas dos valores terminais.
15) Os valores mudam de geração em geração. A medida que as ferramentas do mundo muda, uso da internet que acarreta na globalização, não tem como dizer que os valores de trabalho são os mesmos dos da década de 40.
16) Os valores são diferentes entre as diferentes culturas. Podem variar em varias maneiras a aceitação da distancia do poder, o grau de individualismo, a disputa entre homem e mulher, a aversão à incerteza, orientações para curto ou longo prazo.
17) Percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu meio. Os fatores podem estar no perceptor, personalidade e interesses,