Comportamento Organizacional - Comunicação Interna (Latam)
Erik Edilson
Leonardo Gabriel
Pedro Xavier
Comportamento Organizacional
Comunicação interna - Fusão
LATAM
São Paulo
2013
Comportamento Organizacional
Definição
Segundo Scroferneker, a comunicação faz parte da vida de cada indivíduo, independente de sua vontade. Manifesta-se de diferentes formas, impregnadas designificados, que necessitam ser interpretadas/ reinterpretadas. A comunicação implica em trocas, atos eações compartilhadas, pressupõe interação, diálogoe respeito mútuo do falar e deixar falar, do ouvir e doescutar, do entender e fazer-se entender e principalmente do querer entender. “É a sempre a busca darelação e do compartilhamento”, afirma Wolton (2006,p. 13) Para Marcondes Filho, “comunicação é antes umprocesso, um acontecimento, um encontro feliz entreduas intencionalidades [...]” (2004, p. 15).
Já segundo Hayrton Filho, entende-se por comunicação interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com os diferentes públicos internos e entre os próprios elementos que os integram. Ela não se restringe à chamada comunicação descendente, aquela que flui da direção para os empregados, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicação horizontal entre os segmentos do público interno e a comunicação ascendente que estabelece o feedback e instaura uma efetiva comunicação. Nas organizações em que se pratica apenas a comunicação descendente, talvez nem seja apropriado mesmo falar-se em comunicação, porque, como um processo, ela precisa realizar-se nos dois sentidos.
O caso da LATAM
O mercado aéreo sofreu uma grande queda nos últimos meses. Apesar de ter passado bem pela crise econômica que resulta em crises sérias para vários países até hoje, o Brasil há vários meses vem sofrendo com a desaceleração da sua economia. Junto de outros fatores como o encarecimento do dólar e