Comportamento humano nas organizações
A Semco foi fundada em 1953 por um engenheiro austríaco chamado Antonio Curt Semler. No início, dedicava-se somente à fabricação de centrífugas para a indústria de óleos vegetais.
Na década de 60, com o florescimento da indústria naval no Brasil, a SEMCO passa a produzir bombas hidráulicas, bombas de carga, eixos e outros componentes para navios. Durante cerca de vinte anos, a SEMCO dedicou-se quase exclusivamente à indústria naval.
Na década de 80, já sob a direção de Ricardo Semler (filho de Antonio Curt Semler), a SEMCO realiza um esforço muito grande de diversificação de sua linha de produtos, com o objetivo de livrar-se da forte dependência a um só ramo de indústria ou a poucos clientes. Passa, então, a fabricar misturadores para as indústrias: química, farmacêutica, alimentícia e de mineração, equipamentos para refrigeração e ar condicionado, máquinas para higienização de utensílios de cozinha industrial e para o processamento de alimentos.
Na década de 90, em associação com grandes empresas americanas, ingressa na área de serviços, inicialmente com a ERM BRASIL, especializada em projetos de engenharia ambiental. Em 1994, com a CUSHMAN & WAKEFIELD SEMCO, especializada em gerenciamento de propriedades. Posteriormente, a CWS diversifica suas atividades, passando a atuar também em consultoria voltada para negócios imobiliários. Em 1998, é criada a SEMCO RGIS, especializada em serviços de inventários.
Em 2000, nasce a SEMCO VENTURES, com a missão de prospectar e desenvolver novos negócios. O primeiro novo negócio – SEMCO MANUTENÇÃO VOLANTE – surge em 2002 e ganha autonomia em 2003. Em 2004, é criada a PITNEY BOWES SEMCO, especializada em gerenciamento de documentos.
Após algumas mudanças societárias, o Grupo é constituído pelas empresas: Semco Equipamentos Industriais e Pitney Bowes Semco. Temos também um grupo de profissionais, na Holding, responsável pela prospecção de novos negócios.
• Características e Crenças da Semco
A