Comportamento em grupo
Posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a membros de um grupo é um fator importante na compreensão do comportamento humano. O status pode ser imposto formalmente pelo grupo – status formal – por intermédio de títulos, premiações e comodidades oferecidas pelas organizações. O status informal pode ser adquirido informalmente por características como educação, habilidades e experiências, ou qualquer outra coisa que o grupo considere importante e venha a atribuir o valor de status, de posição. Existe também a situação de igualdade de status, importante porque previne desequilíbrios no comportamento do grupo, pois se houver a percepção de que a hierarquia de status não é justa, acaba gerando comportamentos negativos e passíveis de correção. Em geral, os grupos concordam entre si, os critérios de status e as posições ocupadas são acordados pelos indivíduos.
De acordo com a teoria de características do status, diferentes características geram hierarquias de status dentro dos grupos, o status tende-se a derivar de três fontes: o poder que uma pessoa exerce sobre as outras; a capacidade de uma pessoa de contribuir para as metas do grupo; as características pessoais do indivíduo.
São possuidores de um alto status indivíduos que controlam os resultados de um grupo por meio do seu poder.
Status e Normas: Um indivíduo altamente valorizado pelo grupo e que não se sente particularmente atraído pelas recompensas sociais oferecidas por ele é especialmente propenso a não prestar muita atenção às normas. Pessoas que gozam de maior status costumam ter mais liberdade para se desviar das normas.
Status e Interação Grupal: A interação entre os membros dos grupos é influenciada pelo status. Pessoas com alto status tendem a ser assertivas, se expressam mais frequentemente, fazem mais críticas, impõe mais ordens e costumam interromper os demais membros. Membros com menor status tendem a ser menos participativos nas discussões.
Equidade do Status: O