Comportamento do consumidor
Dia das crianças
Segundo pesquisa realizada pela revista Exame, da editora Abril, o mercado infantil no Brasil movimenta 130 bilhões de reais por ano.
Para a conquista desde cedo do consumidor precisamos entender seu comportamento que envolve fatores psicológicos, sociais e econômicos. Sabendo compreender as características do consumidor o resultado será eficaz na busca pelo mercado alvo. Os fatores familiares também influenciam no comportamento de compra, por ser um processo coletivo, sendo muitas vezes os filhos que dão palpite e influenciam nas compras dos pais. Além disso, o fato que envolve no comportamento emocional de alguns pais, que devido à ausência com os filhos, sempre que vêem algum produto nas lojas, não resistem e acabam comprando para o filho, recompensando assim a ausência.
Esse comportamento de compra surge de fato que as famílias seguem padrões diferentes das famílias antigas. Esse processo acontece devido ao estágio de vida do ciclo familiar, em que casais com o primeiro filho seguem uma tendência de compra diferente dos casais maduros com mais filhos. E também o que muda muito o papel das famílias hoje são os novos hábitos, tendência cultural, social e educacional, além do papel da mulher estar cada vez mais em evidencia no mercado de trabalho, demonstra que as famílias atuais seguem ritmos bem diferentes de anos atrás.
Hoje em dia as crianças preferem ir ao shopping ou ver TV a brincar, conhecem marcas pelo logotipo e, apesar de terem uma vasta coleção de brinquedos e jogos, sempre se encantam pelos novos lançamentos.
A exposição à mídia faz com que eles adquirem mais informação e passam a conhecer ainda mais produtos que o mercado tem a oferecer. Já é normal ver os filhos pedirem aos pais para comprar aquela boneca ou carrinho que viram no comercial, e serem atendidos com o pedido, mas em datas