Comportamento do consumidor
O principal objetivo do marketing é satisfazes as necessidades e desejos de seus clientes; para isso buscamos conhecer estas necessidades através do estudo do comportamento do consumidor, que nada mais é que o levantamento de suas necessidades, desejos e motivações, bem como entender como e quando esse consumidor adquire produtos e serviços. O comportamento do consumidor se caracteriza como um processo, já é constituído por várias etapas e exposto a diversas influencias, não se demonstrando, portanto, um processo estanque.
O marketing passou por grandes evoluções no decorrer dos anos, os autores relatam essas evoluções em cinco orientações.
- Orientação do produto: a empresa focava todo seu esforço de produção para desenvolver produtos em quantidade necessária para atender a grande demanda que marcou a Revolução Industrial.
- Orientação de Vendas: essa orientação passou a ser foco das empresas após a crise de 1929, essa foi uma época com grande índice de desempregos. Com os produtos parados nas prateleiras os esforços se concentravam principalmente em vender os produtos, dando descontos e outros benefícios para persuadir os clientes.
- Orientação de Marketing: com a expansão da economia americana nos anos 50, o consumidor também ganhou um poder aquisitivo maior, isso fez com que os consumidores passassem a exigir mais, exigir produtos específicos, isso contribuiu para o desenvolvimento de novos e diferentes produtos, afim de atender e superar as necessidades dos consumidores e gerar lucros para a empresa.
- Orientação de marketing societal: Com o final dos anos 70 e início dos anos 80, as empresas se tornaram mais conscientes, além de satisfazer a necessidade e desejos de seus consumidores, e além de gerar lucros para a empresa, também passou a ser necessário o cuidado com o meio ambiente, era necessário analisar se os produtos iriam agredir a natureza, e isso contribuiu para um bem geral da sociedade.
- Orientação de marketing