Comportamento do consumidor
A economia mundial gira em torno do consumismo. É ele quem cria novas oportunidades de negócios, empregos e movimenta o capital.
Até algum tempo atrás, uma boa estratégia de marketing visava tão somente compreender quem é o público-alvo que demanda um determinado produto ou serviço, hoje isso somente já não é mais suficiente. É necessário que se conheça o comportamento do consumidor, o que o leva a querer adquirir um produto (motivação), como o processo de aquisição e o que se procede após o consumo do mesmo, assim pode-se desenvolver uma estratégia de marketing capaz de cativar o futuro cliente, percebendo que o estudo do consumismo, do consumidor e de seu comportamento deve ser feito no início de uma boa estratégia de marketing.
DESENVOLVIMENTO
Comportamento do consumidor é o estudo do quando, porquê, como e onde as pessoas decidem comprar ou não um produto. Combina elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social. Tenta compreender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupo. Estuda as características dos consumidores individuais, através de variáveis demográficas e comportamentais, numa tentativa de compreender os desejos das pessoas. Também tenta avaliar a influência sobre o consumidor de grupos, como a família, amigos, grupos de referência e a sociedade em geral.
O comportamento de um consumidor é definido por Engel, Blackwell e Miniard como sendo o conjunto de atividades que compreendem a obtenção, consumo e descarte de um produto, bem como as tomadas de decisão que antecedem e sucedem suas ações.
O consumidor tende a tornar-se mais consciente da vida do produto antes e depois e mais exigente com o que implica o ato da compra: rapidez, serviço completo e personalizado. Todavia há alguns impedimentos que dificultam o comportamento de consumo mais sustentável, como desinformação sobre produtos/serviços sustentáveis, interesses pessoais, limitações culturais e econômicas, oferta