Comportamento do Consumidor
Estudo de caso da H2OH!. Uma bebida que destaca-se no mercado desde sua criação. O produto se enquadra no mercado de bebidas de baixo teor gaseificado, ficando entre o refrigerante convencional e a água mineral.
Com esta nova geração, visão global e rápido acesso as informações, os consumidores têm se conscientizado mais sobre os hábitos alimentares buscando maior qualidade de vida, priorizando a ingestão de alimentos ricos em fibras, frutas, legumes, verduras e proteínas, bebidas com baixo teor calórico, principalmente os diet/light. Nesta análise de produto relacionada com geração, encontramos consumidores com perfil demográfico na faixa etária entre 25 e 40 anos, preferencialmente mulheres que se preocupam com o bem estar e saúde física na escolha de seus alimentos. Partindo deste ponto, as indústrias investiram em estudos de estilo de vida para entender como essas consumidoras dispõem seus recursos como tempo, dinheiro e esforço na escolha do produto como a H2OH!. A partir deste estudo, a Pepsi em parceria com a AmBev, lançou a H2OH!.
A H2OH! veio para tratar a percepção do consumidor de que não é água e nem refrigerante, é um novo conceito de produto, um nicho de mercado interessante, pois atraem consumidores tradicionais de água mineral como também dos refrigerantes diet/light. A Pepsi poderia ter nomeado a H2OH! como um refrigerante de baixa caloria, mas nesta situação iria competir com outros produtos que já estão no mercado, ou poderia nomear como água com sabor, mas neste caso também concorreria com várias versões de água mineral já disponíveis. Ao invés disso criou uma nova categoria de produto, uma mistura de água com refrigerante, que refresca através dos sabores limão/laranja/maçã/citrus, fonte de vitaminas B3, B5, B6, zero açúcar e que sacia a sede.
Levando em consideração a escolha para análise da segmentação de mercado, a bebida de baixo teor gaseificado H2OH!, observa um grupo de consumidores