Comportamento do Consumidor
Busca de informação extensa de alto envolvimento (racional): ocorre tipicamente em circunstancia nas quais o produto é comprado com pouca frequência e tem preço alto. Em automóveis, moveis, serviços financeiros ou viagens de férias, o que motiva a compra é focar na auto-imagem do consumidor e no valor simbólico do produto.
Busca de informação escassa e de alto envolvimento (lealdade à marca): nesta situação do consumidor está altamente envolvido na decisão. Ex: produtos de uso pessoal, perfume, cerveja, refrigerante.
Busca de informação mediana e baixo envolvimento (inexpressivo): produtos não são percebidos pelos consumidores como expressivos de seus valores e da auto-estima, embora haja marcas diferentes para motivar a comparação. Ex: gasolina, cereais, salgadinhos. Trata-se de compras frequentes, de risco baixo podendo haver a troca de marca.
Busca de informação escassa e baixo envolvimento (inércia): o resultado é pouco relevante entre uma marca e outra, o consumidor compra a mesma marca não por lealdade, mas por falta de tempo em investir em outra marca. Ex: detergente, toalhas de papel, sabão em pedra.
23/09
O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
Reconhecimento da Necessidade
O processo de decisão acontece com o reconhecimento de uma necessidade (ou problema), isto é, o consumidor sente a diferença entre seu estado atual e algum estado desejado.
Necessidade de Reposição: situação de reabastecimento, comprado com frequência. Ex: creme dental, sabão em pó, alimentos, etc.
Necessidade Funcional: surge quando o consumidor está e busca de uma para emergência especifica. Ex: necessidade de transporte (automóvel), móveis, aparelhos eletrônicos.
Necessidade Emocional: ligado a emoção, como status, prestigio, conquista ou um sendo de “fazer parte”, geralmente produtos e serviços caros. Ex: home theaters.
Busca de Informação
Informação Interna: experiências passadas e nas informações relevantes armazenadas