comportamento do consumidor
O convívio cultural é visto como a personalidade de uma sociedade evidenciando e assimilando aprendizados,valores, percepções e preferência de uma organização ou sociedade. Os valores sociais são intensos, portanto , através de uma compreensão cultural podemos melhorar a eficácia das vendas e a ascensão de produtos no mercado.
O fator social em determinados grupos de referências, família, amigos,papéis sociais e status exercem alto grau de influência sobre as pessoas.
Cada consumidor reage de forma distinta sob estímulos idênticos. A estrutura do conhecimento opinião ou crença, acerca do ambiente e de si próprio, leva cada consumidor a agir de maneira diferente ou seja pessoas da mesma classe social e ocupação podem ter diferentes estilos de vida diferenciando assim o consumo.
O entendimento do comportamento humano se faz através do diagnóstico baseado na percepção das necessidades, visto que todo o processo de tomada de decisão baseia-se na percepção das necessidades satisfeitas. Sendo assim uma necessidade passa a ser uma motivo quando alcança um determinado nível de intensidade.
Por exemplo um motivo é uma necessidade suficientemente importante para levar a pessoa a agir, a maneira como ela age é influenciada pela percepção que ela tem da situação.
A motivação, portanto é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida.
Já que as a motivação é uma força intrínseca “ O homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica “, de acordo com Abraham Maslow.
Seguindo este raciocínio tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades , portanto as necessidades fisiológicas são as iniciantes do