comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor é um campo que foca em suas atividades e se dá pela maneira com que as pessoas se ocupam, obtém, consomem, e dispõem de produtos e serviços.
Suas atividades se mostram em: Obtenção, que inclui a compra ou o recebimento de um produto, porque ele é escolhido, avaliação entre marcas ou produtos alternativos e compra, Consumo que se refere a como, onde e quais as circunstâncias os consumidores usam os produtos e Eliminação que trata como os consumidores dispõem dos produtos e embalagens, podendo avaliar também o ponto de vista ecológico.
A análise de consumo, ou seja, por que e como as pessoas consomem, tem sido o foco dos pesquisadores e o comportamento do consumidor o foco do programa de marketing das empresas, ou seja, o conceito de marketing (processo que planeja e executa o conceito de promoções, distribuição de ideias, bens e serviços que satisfazem o individuo e a organização) tendo em vista que os consumidores vão querer pagar por produtos e serviços que saciem suas necessidades e as empresas terão que entender como esses compradores consomem ou usam um produto em particular.
Os profissionais de marketing compreendem como podem melhorar os produtos, quais são mais necessários no mercado a assim atraem os consumidores para si, através de pesquisas, inovações e comunicação. Porque o consumidor precisa da empresa e a empresa do consumidor, um não existe sem o outro.
As políticas individuais também estão sendo afetadas pelos consumidores através do modo como se comportam, seus valores, crenças, a maneira que vivem e sua qualidade de vida econômica.
Em Marketing, tivemos primeiro a orientação para produção, que antes era bem centralizada e com o tempo foi adquirindo uma variedade imensa. Com as primeiras contribuições ao consumidor a produção ultrapassou a demanda e assim a orientação para venda surge com o desafio de como produzir para vender e consequentemente de vendas para marketing, onde um