contabilidade basica
O ativo imobilizado pode ser classificado como bens tangíveis e intangíveis que as empresas possuem com finalidades diversas, como manutenção entre outras definições.
Os bens tangíveis, podemos classificar como tudo o que tem um corpo físico, como geladeiras, moveis domésticos, maquinários entre outras coisas que podemos listar dentro de uma organização. Os intangíveis são os que não podemos pegar, ou seja quando a empresa possui direitos autorais de denominadas coisas, marcas. Ambas são muito importantes para o valor e valorização da empresa e assim fazendo sua empresa ter ais valor. Dentro dessas definições é possível abrir mais um leque e dividir nosso Imobilizado em dois Em Operação ou Imobilizado Em andamento. No qual “em operação “ seria um bem que lhes traz algum beneficio por estar operando normalmente e o “Em Andamento” que ainda não trás nenhum beneficio como uma construção de um local ou montar uma maquina na operação.
O saldo do ativo imobilizado pode constar alguns itens como: Edifícios, veículos, marcas e patentes, ferramentas, instalações, maquinas e sistemas, benfeitorias, depreciação, amortização. Imobilizados em andamento seriam as construções não acabadas, importações em andamento. Geralmente em empresas de grande porte podem subdividir esses itens por unidades, filiais, região ou projetos afim de facilitar a compreensão do balanço. Gastos com a elaboração do projeto não contam pois já entra em outro termo que seria ativo Deferido.
Outra questão importante é que para depreciação e amortização existem taxas no qual são parâmetros para esses itens. Taxas de contruçoes, imóveis, veículos ,computação podem variar de 5% ate 20%. O que pode significar muito dependendo do valor do ativo e poderia trazer uma perda de dinheiro muito grande,
Em minha opinião esta parte de imóveis ou patentes é muito importante pois conta muito em um saldo final tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo, pois se uma empresa tem um imóvel