Comportamento do consumidor
O marketing em si, parte de uma base fundamental para a utilização de suas ferramentas e estratégias, a do comportamento do consumidor, pois é através dela que é possível criar e desenvolver através das ferramentas, formas para atingir e suprir as necessidades e desejos.
Karsaklian (2000, p.11) introduz que: o consumidor é apenas uma parte do ser humano. O consumidor é uma parte de todos nós. E como todos nós, como todos os humanos, o consumidor tem lá suas motivações para a busca de determinadas ambições, para a conquista de determinados espaços, para a realização pessoal.
De maneira mais direta, Kotler (2000, p.182) define como “o campo de marketing que estuda como as pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.”
Cada consumidor tem um comportamento diferente na forma de agir e pensar. Da mesma forma que cada consumidor é levado a usar um tipo de produto. Dessa forma, surge a necessidade de analisar cada tipo de consumidor com seu perfil específico.
Para compreender o comportamento do consumidor, é preciso analisar as influências existentes no processo desse estudo, dessa forma Cobra (1992, p. 201 grifo nosso) explica que cada indivíduo recebe do meio ambiente uma série de influenciais, sendo elas:
a) As influências do meio ambiente físico – o lugar, as pessoas, as coisas, o clima, os costumes do ambiente etc.
b) As influências tecnológicas – as inovações tecnológicas que tornam obsoleta uma série de bens, as expectativas de inovações tecnológicas que podem retardar a compra etc.
c) As influências econômicas – que podem estimular a compra, como a facilidade de crédito etc.; ou que podem inibir a compra, como as restrições de crédito; a inflação, que pode estar diminuindo o poder aquisitivo dos compradores etc.
d) As influências políticas – o sistema político vigente em um país poderá estimular o consumo de