Comportamento do consumidor e pesquisa de marketing
O objetivo deste artigo é transpor algumas diferenças que existem do mercado japonês para o mercado brasileiro, principalmente na região de Curitiba, assim como suas similaridades e curiosidades, iremos entender que brasileiros gostam de ir ao supermercado muitas vezes somente pelo fato do passeio bem mais do que a necessidade de compra.
O que o consumidor tem em especial, como ele busca, e como são oferecido a os produtos.
Entender porque o consumidor muitas vezes procura pequenos mercados próximos a sua residência ao invés de grandes ou hipermercados.
O varejo no Brasil tem grande importância na economia, visto que nos últimos tempos grandes cadeias como a Wal-Mart o maior varejista do mundo se instalou e veio para mostrar que o Brasil é um potencial e crescimento devido a seus consumidores de grande “potencial”. Nossa pesquisa foi realizada dentro de uma dessas cadeias ramificadas do grupo, na cidade de Curitiba no Paraná.
Buscamos artigos que são citados esses assuntos, e a orientação nos dada para executar o estudo e pesquisa de mercado (pessoal).
DESENVOLVIMENTO
Assim como a rede de supermercados Fressay, a rede de hiper mercados Wal Mart no Brasil também é grande, mas vamos nos ater a nossa região de Curitiba que há três Wal Mart-Supercenter, cinco Big, sete Mercadorama, um Supermercado Bom Preço, dois Maxxi Atacado e dois Sam´s Club.
A loja da qual fizemos a pesquisa esta localizada em uma avenida de grande circulação, em um bairro de classe média, e parecido com a rede japonesa essa loja também tem: salão de beleza, lotérica, farmácia, banca de revista, floricultura, restaurante (pratos rápidos) e os periféricos que estão ai propriamente dito dentro do supermercado, o estacionamento não é coberto e a loja fica aberta diariamente das 9 as 23 horas.
Quanto a altura das gôndolas podemos dizer que é bem similar ate porque no Brasil a media da altura feminina e masculina é de apenas 3 centímetros a mais que os japoneses então aqui também