Comportamento do consumidor no varejo de moda
Nickolas Xavier Rodrigues1
Prof. Admir Roberto Borges2
Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH
Resumo
Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre o comportamento do consumidor no varejo de moda das grandes grifes. A razão dos consumidores comprarem, o que pretendem ao adquirir um artigo de moda, o poder da marca que carregam estampada e costurada às peças de roupas, o atendimento especializado para este público específico, os fatores psicológicos que os levam ao consumo. Apresentam-se conceitos de marketing, varejo, relacionamento e psicologia do consumidor para justificar o consumo e o sucesso destas grifes que atualmente vêm aumentando as vendas em todo mundo, inclusive nos países considerados subdesenvolvidos. O que seria necessário para ter sucesso no desenvolvimento de produtos para um público especifico e exigente como os consumidores de moda, são assuntos abordados.
Palavras-chave: Varejo de moda; marketing; comportamento do consumidor
_______________________________
Trabalho apresentado no Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
1Graduando em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário de Belo Horizonte. nickolasxavier@gmail.com
2Professor orientador, Mestre em Marketing e Comunicação. admir.borges@terra.com.br
1 Introdução
O otimismo com o futuro da situação econômica do Brasil, o crescimento das exportações e consecutivamente o aumento de circulação de dinheiro no varejo brasileiro, algumas grifes famosas de moda Européias e americanas decidiram investir montando lojas nas grandes capitais brasileiras. Atendendo a uma demanda de consumidores sedentos de inovações e tendências antes apenas acompanhadas pelas revistas de moda, ou quando consumiam em viagens ao exterior.
Atualmente, num mercado competitivo, é necessário mais do que preço baixo para vender bem, às vezes o preço baixo