Comportamento do consumidor - Fast Food Burger King
É um restaurante fast-food procurado para ocasiões normais, refeições rápidas. Geralmente as refeições são feitas individualmente. Com benefícios como, qualidade, economia/preço e credibilidade. Têm usuários habituais, não habituais e potenciais, proporcionando diferentes taxas de uso (light/medium/heavy users), o que interfere na lealdade/fidelidade do consumidor, que nesse caso, grande parte de seus consumidores não são fiéis ou leais ao produto. Devido a essa diversidade comportamental a compra do produto pode ter vários estágios de aptidão, sendo eles: inconsciente, consciente, desejoso e informado. Como resultado dessa variação a “atitude em relação ao produto/serviço” varia entre entusiástica, indiferente, positiva, negativa.
Diferenciação
Na verdade, o Burger King não se diferencia de seu principal concorrente, o Mc Donald’s. Ele adota uma espécie de estratégia chama de ‘me too’, onde a empresa repete as estratégias realizadas pelo seu concorrente. Históricamente podemos lembrar que quando o McDonald's ampliou o seu cardápio para os pequenos almoços, a Burger King fez precisamente o mesmo; quando começou a fazer os "chicken nuggets", o Burger King acrescentou os "chicken tenders"; quando criou um menu especial para crianças e um parque infantil, o Burger King criou um menu para crianças e um parque infantil também. Não havendo diferenciação visível, é difícil produzir resultados. Contudo, o Mc Donald’s ainda obtém uma margem de lucro maior do que a do Burger King.
Bases de Segmentação
Geográfica:
O Burger King está presente em 76 países ao redor do mundo. No Brasil, se encontra nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. Estando presente nos grandes e médios centros urbanos, tais como, capitais, regiões metropolitanas e grandes cidades do interior.
Demográfica e Psicográfica:
Atende todos os tipos de consumidores, em relação a idade, sexo, educação, ocupação, religião, tamanho e ciclo de vida da