Analise Estrategica da Marca
Análise dos clientes
Tendências
Vários fatores sociais e econômicos influenciam o comportamento do consumidor e ajudam o mercado de fast-food. Caso do número de mulheres que trabalham fora de casa, por exemplo. O marido, que antes voltava para almoçar, faz isso agora na rua. O nível maior de emprego, a renda mais alta e o trânsito das grandes capitais também contribuem para o crescimento deste mercado. E essa tendência tende a crescer cada vez mais. Hoje, cerca de 30% das pessoas se alimentam fora de casa com frequência no Brasil, enquanto nos EUA, este número está na casa dos 40%. Esses novos costumes têm deixado cada vez mais as pessoas fora de casa.
No início, as lanchonetes poderiam suprir esse desejo pelo alimento rápido, com preços reduzidos e um serviço eficiente, mas sua qualidade seria um tanto quanto questionada, pois o tipo de comida não seria tão saudável para ser consumida diariamente. O Burguer King busca aumentar esse número usando mídia de formas diferentes e trabalhando muito as redes sociais, até pelo perfil do consumidor, que é jovem e irreverente, e está com cerca de 2,5 milhões de fãs em sua fan page do Facebook, onde sempre traz novidades e ações para manter nosso consumidor engajado. Mobile é outra plataforma interessante para atingir este público, já que hoje está cada vez mais difícil falar com o consumidor, principalmente o jovem.
A globalização também traz o sistema de franquia iniciado pelos Estados Unidos, que sempre esteve à frente como centro difusor de consumo do mundo, espalhando formas, usos e hábitos, como por exemplo, o fast food. O sistema de franquia carrega consigo, além de uma ‘marca’ forte, um ‘produto’ que tem um ‘uso’ pré-determinado: ele vem pronto e acabado, é igual em todos os pontos de vendas e, no local em que se instala, ele dita regras: quem vai consumir, como vai consumir, como vai manipulá-lo, etc, o que vem se estabelecendo progressivamente no Brasil e tem lucrado muito.