Normas iso
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
Fundação de Apoio à Escola Técnica
Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins
Normas ISO
Nome: Maria Caroline Azeredo Rangel
Turma: 211
A palavra ISO (que vem do grego “isos” e significa igualdade, homogeneidade ou uniformidade) é muito confundida com a sigla IOS que significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Estandardização), que é uma entidade não governamental criada na Suíça em 1947, com sede em Genebra.
A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.
Suas normas mais conhecidas são a série ISO 9000 e ISO 14000.
ISO 9000
A ISO série 9000 compreende um conjunto de cinco normas (ISO 9000 a ISO 9004). Entretanto, estas normas oficializadas em 1987, não podem ser consideradas normas revolucionárias, pois elas foram baseadas em normas já existentes, principalmente nas normas britânicas BS5750.
As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, Deve ser enfatizado, entretanto, que as normas ISO série 9000 são normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por esta empresa. Os princípios básicos das normas de ISO 9000 são uma organização com documentação acessível, ágil, que tenha equipamentos limpos e em bom estado. A empresa deve ser constantemente auditada, estar sempre se auto-averiguando, para