Comportamento do consumidor diante das midias digitais
Com novos canais de comunicação sendo criados a sociedade da informação foi surgindo e com isso um avanço nas tecnologias de modo geral, a partir daí a mudança começou a surgir nas práticas de consumo refletindo diretamente na publicidade e em sua comunicação. Novos métodos de consumir produtos e diferentes formas de oferece-los, havendo a necessidade de explicar todo esse somatório de fenômenos sociais a que estamos vivenciando desde a década de oitenta.
A partir desse evento o perfil dos consumidores mudou, sua rotina social foi alterada por conseguinte o comércio varejista também sofreu alteração no modo de ofertar seus produtos ,uma nova era de mercado surgiu, consumidores mudaram seu jeito de pensar seu jeito de comprar , o que antes os satisfaziam hoje não mais. Há a necessidade de personalizar de personificar o mercado para os diferentes perfis, entender a individualidade de cada um e mesmo que por apenas uma “falsa” sensação de adquirir um produto exclusivo , único.
Essa análise na maneira de consumir e na maneira de oferecer e vender o produto será nosso objeto de estudo, a evolução das duas práticas até os dias atuais , a evolução do mercado consumidor e do mercado varejista, o porque desse consumidor está cada vez mais exigente.
No primeiro capítulo iremos entender como surgiu esse mercado , quando se deu seu início, o conceito de sociedade do consumo, iremos traçar um perfil do consumidor conservador e do consumidor moderno a fim de entender suas principais diferenças .
Em seguida iremos ver como esse novo conceito de consumo interferiu no varejo e como ele se adaptou à essa novidade que surgiu não necessariamente para atrapalhar as vendas mas talvez para revolucionar um mercado que estava engessado há décadas , quebrando com modelos tradicionais existentes .
No capítulo três iremos mais a fundo analisando o novo perfil desse consumidor e o modo que utilizam a rede para consumir, avaliar, observar e compartilhar informações, veremos