Comportamento Desviante
Marta Sofia Nunes Soares
Palavras-chave: desviância, condutas desviantes; comportamentos desviantes
O comportamento é tudo o que observamos, é uma relação ou interacção entre eventos ambientais (estímulos) e actividades de um organismo (respostas). Este deve ser visto como um aspecto constitutivo da espécie humana.
Existe socialmente uma expectativa relativamente ao comportamento de cada indivíduo, dado que o comportamento e visto como a maneira de agir dos indivíduos em sociedade, baseando-se em valores e normas socialmente aceites no contexto social. Alguns observadores olham para as regras sociais como “absolutas, claras e óbvias para todos os membros de uma sociedade em todas as situações” (Scott e Douglas, 1972). O incumprimento dessas mesmas normas é considerado uma transgressão do normalmente aceitável. Quando se dá uma transgressão das normas de uma determinada sociedade estamos perante um desvio. “Considerei o desvio como o produto de uma transacção efectuada entre um grupo social e um indivíduo que, aos olhos do grupo, transgrediu uma norma”. (Becker, 1985).
O conceito de comportamento desviante1 é um conceito que nasceu da sociologia e tem vindo a sofrer evoluções, variando em função do tempo e do espaço. O que hoje é considerado desvio, não o era em seculos passados e vice-versa. E consequentemente o que é considerando desvio em Portugal, pode não o ser em outros países. (ex. um homem que comete o adultério em Portugal, é visto como um comportamento desviante, porque o normal é não cometer adultério. Já este mesmo acto cometido num país Árabe não é visto como comportamento desviante porque não quebra nenhuma regra).
Ou seja, os comportamentos considerados desviantes variam de sociedade para sociedade.
Bibliografia