Comportamento de um gerente
Algumas regras podem definir o sucesso dos profissionais na área de gerenciamento Para ter sucesso no competitivo mundo empresarial de hoje, os gerentes precisam produzir resultados dentro dos prazos e orçamentos, adequar-se a mudanças e novas tecnologias, além de obter sempre o melhor desempenho de sua equipe. Hoje em dia, até organizar e-mails é uma habilidade diferencial.
Para o headhunter Nelson Leal, um bom gerente deve ter, essencialmente, a habilidade em lidar com pessoas de uma equipe que apresentam diversos tipos de comportamento. “Ele precisa ser um bom team player, um jogador de equipe, e conseguir integrar e interagir simultaneamente com as diversas habilidades dos profissionais do seu grupo.”
Segundo uma pesquisa da Perfilonline Executive Search
(www.perfilonline.com), empresa de recrutamento de executivos, cerca de 70% das demissões são geradas por incompatibilidade comportamental no ambiente de trabalho. Esse dado surpreende os especialistas, que acreditam que exista uma carência por parte dos gestores em comandar grupos ou pessoas polivalentes. O livro Como Gerenciar Equipes, da Publifolha, define que um trabalho em equipe é o fundamento da administração bem-sucedida e que um gerente, para ser um verdadeiro líder, precisa seguir os sete mandamentos de como gerenciar: obter liderança firme, estabelecer objetivos precisos para sua equipe, tomar decisões baseadas em fatos, comunicar-se livremente, dominar e executar os projetos em pauta, definir metas mensuráveis por alcançar e, acima de tudo, manter o equilíbrio entre seus membros.
Nelson Leal também define que um bom gestor constrói sucesso profissional se souber, além de trazer êxito nos resultados apresentados por sua equipe, manter um bom clima organizacional. “Um gerente deve sim se preocupar com a coesão da equipe, apresentando resultados. Mas, além disso, deve ter flexibilidade e agir com bom senso, sendo acessível na hora dar e