comportamento organizacional
Embora gerentes experientes tenham entendido há muito tempo a importância de habilidades interpessoais para a eficácia administrativa, as escolas de administração de empresas demoraram para entender a mensagem. Até o final da década de 1980, os currículos das escolas de administração de empresas concentraram-se, quase que unicamente, nos aspectos técnicos da administração, dando ênfase aos cursos de economia, contabilidade, finanças e técnicas quantitativas. Cursos que trabalham com o comportamento humano e as habilidades para lidar com pessoas recebiam atenção mínima comparados aos aspectos técnicos da administração. Durante a última década, entretanto, o corpo docente dos cursos de administração de empresas acabou percebendo a importância que a compreensão do comportamento humano tem para se determinar a eficácia de um gerente e cursos que enfocam habilidades interpessoais foram amplamente adicionados ao currículo.
O reconhecimento da importância de desenvolver habilidades interpessoais em gerentes está firmemente ligado à necessidade das organizações de conseguir atrair e manter funcionários de alto nível de desempenho.
Um estudo junto a 191 altos executivos de seis empresas da Fortune 500 procurou uma resposta para a pergunta: Por que os gerentes fracassam? A maior razão do fracasso, de acordo com estes executivos, é devido a habilidades interpessoais fracas.
Acabamos por entender que habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes, para se ter sucesso em administração. No mercado de trabalho de hoje, altamente competitivo e exigente, gerentes não podem ter sucesso apenas devido às suas habilidades técnicas. Eles também têm que ter boas habilidades para lidar com pessoas.
O que os Gerentes Fazem Comecemos com breves descrições dos termos gerentes e do local onde eles trabalham — a organização. Então vamos olhar para o trabalho do gerente; especificamente, o que