componentes
Determinação da
Acidez do Vinagre
Relatório de Química Experimental apresentado ao IFPR – Instituto federal do Paraná - como requisito parcial para obtenção de conceito bimestral Profª. Drª. Vanessa Aparecida Marcolino.
Paranavaí, 07 de Abril de 2014 1 Introdução
Esse experimento foi feito para determinar o teor de acidez contido no vinagre. Para descobrir qual a porcentagem de ácido acético (CH3COOH) que havia na solução, foram usados o método de titulação, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido, e o método de indicador ácido-base, substâncias orgânicas que ao entrar em contato com o ácido ou a base mudam o coloração dos mesmos, indicando se a solução é ácida ou básica de acordo com a cor. Nesse caso, foi usado uma solução de fenolftaleína.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Utilizar o método da titulação e fazer os cálculos matemáticos necessários para determinar o teor de ácido no vinagre.
2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO
Determinar qual é a teor de ácido no vinagre fazendo o uso da titulação, nesse caso, utilizada para determinar a concentração de CH3COOH. Como esse ácido é um ácido fraco, é utilizado o cloreto de sódio (NaOH), que é uma base forte, como titulante. E como indicador ácido-base, é utilizado uma solução de fenolftaleína (C20H14O4). Após a titulação, é necessário usar os dados obtidos para calcular a porcentagem de CH3COOH que está contido no vinagre.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 EQUIPAMENTOS, UTENSÍLIOS E MATERIAIS
- Bureta de 50 ml.
- Garra de bureta.
- Pipeta de 20 ou 10 ml.
- Pera de borracha.
- Suporte universal.
- 3 Erlenmeyer de