componentes estruturais da célula com ênfase nas sua funções
Curiosidade (mitocôndria).
As mitocôndrias, evolutivamente, teriam origem em bactérias fagocitadas e que driblaram o processo de digestão, preservando-se em simbiose com a célula hospedeira primitiva.
Esta teoria evolutiva para a organela, e que também se aplica aos cloroplastos das células vegetais, é denominada teoria endossimbionte. Essa é a mais aceita atualmente, entre outras teorias existentes.
Biomembranas.
Medindo cerca de 8 nm de espessura(1 nm = 0,000001 mm), a membrana plasmática só pode ser observada com o auxilio do microscópio eletrônico. Formada basicamente por uma dupla camada de fosfolipídios, proteínas e uma pequena quantidade de glicídios.
*Fosfolipídios, são lipídios (gordura), que são compostos por acido fosfórico e uma molécula nitrogenada e ácida graxos. Possui uma região polar hidrófila (que tem afinidade e mistura-se bem com a água), e uma região hidrófoba (que não tem afinidade com a água). Isso faz com que assumam uma arrumação típica na composição da membrana da célula.
Na membrana a região polar dos lipídios da camada externa fica voltada para água que esta fora da celular, (região extracelular), e a camada interna, também região polar, fica voltada para a parte interna da célula (região intracelular), e as regiões apolares, ficam voltadas umas para as outras.
*Proteínas da membrana.
Macromoléculas, formadas por longas cadeias lineares de aminoácidos (molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre si) e alguns gases. As proteínas são formadoras de vários tecidos, e fibras, tendo como radical esquelético ou estrutural celular o elemento carbono. A maioria das proteínas da membrana atravessa de um lado para o outro a dupla camada de fosfolipídios, interrompendo sua continuidade, ou seja, esta intrínseca na camada. São partes integrantes da membrana plasmática, as chamadas PROTEÍNAS INTEGRAIS.
Na membrana