A Química das Biomoléculas
QBQ2451 – Introdução à Bioquímica
A Química das Biomoléculas
1. Introdução
As biomoléculas, como o próprio nome já diz, são as moléculas da vida. Ou seja, são moléculas sintetizadas por seres vivos e que desempenham funções estruturais e participam do funcionamento dos organismos vivos. Há grande similaridade entre as reações realizadas por químicos em laboratórios e aquelas que acontecem por natureza dentro de uma célula viva. Em outras palavras, as reações que ocorrem entre as biomoléculas podem ser pensadas como reações químicas que ocorrem em pequenos frascos, chamados células.
Essas moléculas são constituídas principalmente por átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio. Para manter a estrutura das biomoléculas nos sistemas biológicos, há um alto grau de organização, que obedece todas as leis da física e da química. Assim, o estudo das biomoléculas mostra que o conjunto de moléculas inanimadas que constituem os organismos vivos interagem, de modo a manter e perpetuar a vida através das leis físicas e químicas que regem a matéria inanimada.
As biomoléculas podem ser divididas em duas classes: inorgânicas e orgânicas. As biomoléculas inorgânicas são aquelas que não são constituídas de átomos de carbono e hidrogênio. Fazem parte da classe das biomoléculas inorgânicas a água e os sais minerais, que existem em grande porcentagem nos organismos vivos e, assim como as biomoléculas orgânicas, são de extrema importância.
Já as biomoléculas orgânicas, ao contrário das inorgânicas, são constituídas principalmente de átomos de carbono e oxigênio. Essa classe das biomoléculas podem ser divididas em subclasses: proteínas, lipídeos, carboidratos e ácidos nucléicos.
2. Discussão
Nesse trabalho será dado ênfase às biomoléculas orgânicas, que são subdivididas em proteínas, lipídeos, carboidratos e ácidos nucléicos, como será discutido a seguir.
2.1. Proteínas
As proteínas são as