Cobaias
Profa: Anderson Lamêgo
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
os organismos vivos são compostos de macromoléculas que por sua vez são constituídas de unidades menores que se repetem os monômeros, que em geral são formados por elementos fundamentais como: C, H, O e N.
Organizadas tendo como base o carbono, altamente versátil nas suas ligações e na adição de grupos funcionais.
Com uma estrutura 3D ou arranjo espacial em três dimensões o qual confere uma especificidade conformacional e atividade biológica. As interações entre as biomoléculas são estereoespecíficas, capazes de distinguir a conformação e configuração.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
Aminoácidos = monômeros Proteínas = polímeros (biomoléculas)
BIOMOLÉCULAS
Quase todas as biomoléculas são assimétricas, característica especialmente derivada do arranjo espacial que o átomo de carbono pode adquirir.
O átomo de carbono tem uma versatilidade em formar ligações covalentes simples, duplas e triplas (essas não ocorrem em biomoléculas).
BIOMOLÉCULAS
Ligações Químicas
Iônica
Covalente
BIOMOLÉCULAS
Ligações Químicas
A força das ligações químicas dependem da eletronegatividade dos elementos envolvidos, das distâncias dos elétrons que participam da ligação em relação a cada um dos núcleos e da carga nuclear.
Isso resulta nas seguintes ligações: covalentes (mais energética, > 200 KJ.mol-1) e simples (214 – 461 KJ.mol-1) duplas (502 – 712 KJ.mol-1) não-covalente (menos energética, 5-20 KJ.mol-1) ponte de hidrogênio, interações iônicas, interações hidrofóbicas, e interações de van de Waals
BIOMOLÉCULAS
Covalente ou Não-Covalente? Vantagem e Desvantagem
As ligações covalentes simples são fortes e atuam na formação de um esqueleto molecular, ademais permitem rotação entre os átomos ligados por este tipo de ligação. Entretanto, as ligações duplas não permitem essa livre rotação devido à aproximação entre os núcleos atômicos, a