Complexo Regional do Centro-Sul
O Centro-Sul e o centro articulador do território brasileiro, concentrado os maiores polos industriais, comerciais e de serviços, o centro político-administrativo nacional (Distrito Federal), além da maior parte agrícola do país. Também é a região mais populosa e povoada, com uma complexa rede urbana composta de várias metrópoles, cidades de porte médio e pequenos centros regionais locais, interligadas por uma densa malha viária e de telecomunicações, pela qual se desloca um intenso fluxo de pessoas, mercadorias, informações e capitais.
O grande afluxo de migrantes e as altas taxas de natalidade desencadearam um intenso processo de urbanização na região, caracterizado pelo crescimento desordenado de seus maiores centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
Entretanto, ainda que seja a porção economicamente mais próspera do país, essa região apresenta sérios problemas de ordem social e ambiental, entre eles a pobreza, a violência e a poluição, elementos marcantes das paisagens de seus grande centros urbanos.
O relevo do Centro-Sul é bastante diversificado, caracterizado por vários planaltos, planícies e depressões. No leste da região encontram-se os planaltos e serras, na parte central, que se estende desde o sul de Santa Catarina e vai até o norte de São Paulo encontramos as depressões periféricas, no sul do Mato Grosso e noroeste de Mato Grosso do Sul encontram-se as planícies do pantanal mato grossense.
O clima na região geoeconômica do Centro-Sul é bastante diversificado, por várias razões: latitude e longitude, massas de ar, grande ocupação humana, etc. Na parte central da região encontra-se o clima denominado Tropical de Altitude, no sul do país, o clima Subtropical, mas o clima que encobre boa parte do centro-sul é o Tropical, é um clima quente, com altas temperaturas o ano todo.