Complexo Articular Ombro
O ombro liga o membro superior ao tronco e age em conjunto com o cotovelo para posicionar a mão no espaço para a função eficiente. O ombro consiste das articulações glenoumeral, esternoclavicular, acromioclavicular e escapulotorácica, bem como das estruturas da musculatura que agem sobre ele para produzir a junta mais dinâmica e móvel do corpo.
ARTICULAÇÃO ESTERNOCLAVICULAR
Consiste da extremidade medial dilatada da clavícula e a face mais súpero – lateral do manúbrio, ligando o membro superior diretamente ao tórax. É o único ponto de fixação esquelética dos membros superiores e é à base de sustentação para a escápula. É uma verdadeira articulação sinovial, do tipo selar e contém um disco articular fibrocartilaginoso
O disco vai conferir maior congruência, ou seja, aumentar a área de contanto entre ossos tendo assim uma maior estabilidade; também age na absorção de forças que atuam na extremidade lateral ao longo da clavícula. Os ligamentos presentes nesta articulação são: interclavicular, costoclavicular e esternoclavicular, são responsáveis por limitar movimento da clavícula, prevenir a subluxação da articulação e suportar o peso da extremidade superior.
A articulação esternoclavicular possui 3 graus de liberdade: Elevação/ Depressão
Protação / Retração
Rotação da clavícula
ARTICULAÇÃO ACROMIOCLAVICULAR
Situa- se entre a extremidade lateral da clavícula e o acrômio da escápula, é uma junta sinovial do tipo planar; sua função primária é manter a relação entre a clavícula e a escápula nos estágios iniciais da elevação do braço e permitir uma rotação adicional da escápula no final desta elevação. É envolvida por uma cápsula articular fraca e reforçada pelos ligamentos: acromioclavicular e coracoclaviculares (conóide e trapezóide) .
O ligamento acromioclavicular age principalmente para conter a rotação axial e a translação posterior da clavícula. Os ligamentos coracoclaviculares limitam o afastamento da