Cinesiologia
Complexo do Ombro
O complexo do ombro possui um conjunto de quatro articulações envolvendo o esterno, a clavícula, as costelas, a escápula e o úmero, que fornecem extensa amplitude de movimento, raramente um único músculo atua isolado no complexo do ombro. Os músculos trabalham em “grupos” produzindo uma ação altamente coordenada, que vem a se manifestar através de múltiplas articulações.
Osteologia
Esterno
O esterno consiste em manúbrio, corpo e processo xifóide. O manúbrio possuiu um par de incisuras claviculares ovaladas, que se articulam com as clavículas isso vem a fornecer locais de fixação para as duas primeiras costelas.
Clavícula
O corpo da clavícula é curvo, com a face anterior em geral sendo convexa medialmente e côncava lateralmente, quando o braço se encontra na posição anatômica o eixo longo da clavícula fica orientado ligeiramente acima do plano horizontal e cerca de 20 graus posterior ao plano frontal, a face articular costal da clavícula repousa contra a primeira costela, lateralmente e ligeiramente posterior a face articular costal está à distinta impressão do ligamento costoclavicular.
Escápula
A escápula possui três ângulos: inferior, superior e lateral, o ângulo inferior fornece um método conveniente para acompanhar o movimento da escápula durante o movimento do braço.
A face posterior da escapula é separada pela espinha da escápula, em uma fossa supra-espinal e outra infra-espinal, a extremidade medial da espinha da escápula diminui de tamanho na “raiz” da espinha da escápula, a face articular da clavícula no acrômio marca a face da articulação acromioclavicular. A escápula se articula com a cabeça do úmero na cavidade glenoidal da articulação.
Úmero: Parte Proximal ao Meio
A cabeça do úmero forma o componente convexo da articulação do ombro, formando um ângulo de inclinação de aproximadamente 135 graus com o eixo longo do corpo do úmero, a cabeça do úmero é girada posteriormente cerca de 30 graus dentro do plano horizontal. Esta