Completo estudo de caso: criatividade versus regulamentação na 3m
2º Semestre
ESTUDO DE CASO: CRIATIVIDADE VERSUS REGULAMENTAÇÃO NA 3M
Questões:
1. De que forma a inovação se encaixava nos planos do novo presidente para a empresa? Para ele a inovação é parte da identidade da 3M, porém ele optou pela reestruturação da empresa, essa reestruturação baseava-se em enxergar o quadro de funcionários e gastos demissionários, até mesmo na melhoria da qualidade de alguns produtos que posteriormente poderiam gerar prejuízos e retrabalho.
Ele visa recriar a economia da empresa aumentando a receita, e ter como conseqüência dessa gestão, inovação que seja decorrente da conscientização dos próprios funcionários.
2. Em sua opinião, qual modelo de organização o novo presidente encontrou ao chegar à 3M? Qual modelo de organização o novo presidente estava pretendendo implantar? Até que ponto esse modelo era adequado para o tipo de ambiente em que a 3M atua?
O presidente encontrou um modelo de organização utilitária em relação à verba e ai tem barganhado com os funcionários, também havia um caráter normativo em relação à liberdade de criação, sem grandes imposições.
O presidente pretendia implantar o modelo coercitivo, pois tinhas o caráter de controle interno. Para nós esse modelo é adequado à 3M, visto que se trata de uma empresa que atua com uma enorme gama de produtos em âmbito nacional, e controlar produtos, administração e recursos da empresa são imprescindíveis neste ambiente organizacional.
No setor de inovação apenas deveria haver maior tolerância e flexibilidade para não acontecerem grandes impactos.
3. Gastar o dinheiro dedicado à inovação “nem sempre com sabedoria” pode ser o resultado de algum tipo de disfunção organizacional? Identifique a disfunção, se for o caso, ou indique outra possibilidade.
A disfunção presente é o “particularismo” devido à grande disponibilização de verba para inovação, sem planejamento e embasamento financeiro. Após a chegada de McNerney