completaçao
De
Superfície
E
Subsuperfície
Equipamentos de superfície
Os equipamentos de superfície são assim classificados por estarem posicionados fora do poço, em sua extremidade superior.
Árvore de Natal
Cabeça de Produção
Carretel de Ancoragem
Cabeça de Revestimento
Equipamentos de superfície
• Cabeça de Revestimento:
Equipamento posicionado (enroscado, soldado ou preso por cunhas) ao topo do revestimento de superfície, responsável pela sustentação das demais colunas de revestimento do poço, também para o Equipamento de Segurança de
Cabeça de Poço (ESCP: BOP, Carretéis de Perfuração, Carretéis Espaçadores, Saída de Lama, etc), imprescindíveis para os trabalhos de perfuração. Também permite um meio de acesso ao espaço anular entre o revestimento de superfície e o revestimento descido em seguida, através de saídas laterais roscadas, flangeadas ou estojadas.
Equipamentos de superfície
• Carretel de Ancoragem:
Complementam o “cabeçal” do poço a partir da Cabeça de Revestimento.
São utilizados quando forem descidos revestimentos intermediários entre o revestimento de produção e o revestimento de superfície.
Com função de fazer a adaptação da pressão de trabalho de cada fase do poço, promovem vedação e permitem acesso ao espaço anular entre os revestimentos bem como alojam suspensores adequados aos diâmetros dos revestimentos descidos.
Equipamentos de superfície
• Cabeça de Produção :
Esse equipamento é a porta de entrada do poço e é utilizado para suportar a coluna de produção, para permitir a montagem do sistema de segurança para intervenção no poço, para garantir acesso ao anular coluna-revestimento.
Equipamentos de superfície
• ÁRVORE DE NATAL:
É o conjunto de válvulas, cruzeta, choke, manômetros, niples, responsáveis pelo fluxo seguro e controlado de fluidos do poço.
Dependendo da aplicação existem tipos adequados a cada configuração de produção do poço: Árvores de Bombeio que são simples Tês-deFluxo