advogado
Nesse contexto pouco ou nada mudou, mas tudo começou com a necessidade de "contabilizar" os registros dos trabalhadores, com ênfase nas horas trabalhadas, nas faltas e nos atrasos para efeitos de pagamentos ou de descontos. Cabia ao então chefe de pessoal "informar" eventuais irregularidades e advertir ou despedir os faltosos. O que se levava em conta era a boa saúde física e a maior dedicação possível ao trabalho em jornadas que muitas das vezes se estendiam a até 18 horas diárias. (MARRAS, 2011).
Segundo Marras, as grandes organizações são responsáveis pelas primeiras mudanças, pois elas tiveram a oportunidade de patrocinar estudos e pesquisas na área que resultou uma valorização de novas posturas de comando a fim de otimizar os resultados produtivos das organizações. (2011).
Bases Históricas para a Evolução das Teorias Administrativas
O fenômeno da industrialização é relativamente recente. Antes da industrialização, as organizações humanas eram basicamente a família, a tribo, a Igreja, o Exército e o Estado. Desde o início o homem sentia a necessidade de organizar-se para as campanhas militares, para os problemas familiares , para a administração governamental e para a operação de sua religião, surgindo assim as primeiras noções de organizações. (Kwasnicka, 2006). Podemos observar alguns planos formais, organizações de trabalho, liderança e sistema de avaliação na história antiga. Os egípcios, durante as construções das pirâmides, praticavam ações que garantiram a legitimizacão das teorias administrativas. Eles reconheceram o valor do planejamento das atividades; o uso de pessoas que comandasse e orientasse os demais trabalhadores; o inicio da organização em grupos, com divisão de atividades e responsabilidades e técnicas de descrição detalhada das tarefas de cada elemento de grupo.(Kwasnicka, 2006).
A China, nação de homens sábios, deu grande lição de administração. Kiw Wun (1122 a 1116 a.C)