Completação de Poços
A completação de um poço consiste em um conjuntos de serviços realizados a partir de o momento em que a broca atinge a base da zona de produção. Esse tipo de serviço é realizado uma vez em que se deseja manter um segurança (estabilidade) no poço, deixa-lo em condição de operação, de modo seguro e econômico e também utilizado para injetar fluido nos reservatórios.
Em aspectos técnicos-operacionais, deve se realizar um serviço de completação pensando na vazão quase perfeita, tanto para a produção ou mesmo injeção. A completação também deve ser um serviço muito bem planejado tendo em vista que ele será essencial em toda a vida do poço, sendo assim evitando futuras intervenções nos poços (as operações de workover).
1.1 Tipos de completação
1.1.1 Quanto o posicionamento da cabeça do poço
O local de instalação dos sistemas de cabeça de poço, depende fundamentalmente de onde o poço esta, em terra ou no mar, (onshore ou offshore).
Quando se trata de um poço terrestre, a cabeça do poço fica na superfície. No mar, em águas rasas, também é possível manter a cabeça do poço na superfície, tendo assim a completação convencional, ou seca.
Já em águas profundas se torna inviável trazer até a superfície, então a cabeça do poço fica no fundo do mar, o mesmo procedimento pode se passar mesmo em águas rasas, tendo a completação dita molhada. Arvore de natal seca (ANS) Arvore de natal molhada (ANM)
1.1.2 Quanto o revestimento de produção
Existem vários métodos de completação utilizados no mundo, porém esses vários métodos sã algumas variações dos métodos básicos de se realiza um completação, que são classificados quanto:
A interface entre a coluna e reservatório:
a) Completação de poço aberto;
b) Liner rasgado ou canhoneado;
c) Revestimento canhoneado.
a) Completação em poços