A importancia do espaco para a educacao infantil
O interesse por este assunto surgiu após a observação, fruto de pesquisa de campo, realizada em uma escola particular de Educação Infantil, proposta pela disciplina de Pesquisa e Prática IV.
A dinâmica como esta escola organiza os espaços, a falta de materiais acessíveis, a impossibilidade de interações entre as crianças, a falta de desafios corporais e cognitivos e foram questões que me chamaram a atenção.
Nesse sentido este trabalho refletirá sobre a importância do espaço na Educação Infantil.
A escola observada para a realização desta pesquisa de campo é uma escola particular de Educação Infantil, situada na zona oeste do Rio de Janeiro.
Para realização deste texto foram necessárias visitas diárias na instituição no período de dois meses ( setembro e outubro/ 201o) e leitura do texto: “ Entrada no Campo, aceitação e natureza da Participação nos Estudos Etnográficos com crianças pequenas “ de William A. Corsaro.
O texto pretende abordar a importância do espaço na Educação Infantil a partir do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil ( RECNEI) cujo objetivo é auxiliar as instituições de educação, realizarem um trabalho que contribua com a socialização e desenvolvimento dos alunos; contribuições do pensamento de Wallon, onde segundo ele, os ciclos de ensino teriam estrutura diferenciada para atender as especificidades das faixas estarias; o vídeo “O movimento do corpo Infantil – uma linguagem da criança, que apresenta uma escola de São Paulo onde o movimento é o ponto de partida do trabalho pedagógico, cujo objetivo é fazer com que a partir deste ponto a criança tenha liberdade de explorar o espaço, os seus brinquedos, favorecendo assim a descoberta do mundo e o aprendizado: a observação da forma como o espaço é pensado e utilizado na instituição observada,