Estudos Culturais
O Pierrot é a versão francesa de Pedrolino, que era uma personagem da "commediadell'arte". Essa era uma forma da arte de improvisação que começou no norte da Itália e outras partes da Europa no século XVI. Os artistas viajantes montavam palcos ao ar livre e faziam malabarismo, acrobacias e pequenas peças de teatro com base nos personagens e cenários.
Máscaras da "commedia dell'arte"
Os personagens eram sempre identificáveis por suas máscaras e fantasias. Na "commedia dell'arte", a máscara não se refere literalmente a uma cobertura de rosto, mas a um tipo de personagem particular. Outros personagens conhecidos da "commedia dell'arte" são o Arlequim e Colombina (servos cômicos), Pulcinella (caráter vicioso que foi o precursor do personagem Punch, em "Punch and Judy") e Scaramouche (um aventureiro).
A origem do Pierrot
No início, o personagem Pierrot era um ato à parte do show e servia de prelúdio para a apresentação principal. O Pierrot era um acrobata que realizava imitações e caricaturas. Ele era um "Zanni", ou palhaço, que gostava de fazer pegadinhas e seu trabalho era causar confusão na peça. A sua vestimenta era toda branca (às vezes com detalhes em preto). Seu chapéu era alto e pontudo ou pequeno com abas largas.
O palhaço triste
Pedrolino ou Pierrot normalmente tinha um rosto branco de pó de arroz e, raramente, uma máscara de verdade. O ator que o interpretava deveria mostrar uma grande variedade de emoções em seu rosto, pois o personagem era uma pessoa encantadora, gentil e tão confiável que os outros se aproveitavam de sua ingenuidade. Ele era um "perdedor nato", que se tornou o palhaço triste quando o seu coração foi quebrado por Colombina, que amava o Arlequim.
Pedrolino torna-se Pierrot
A transformação do personagem italiano Pedrolino em seu homólogo francês Pierrot é atribuída a um ator chamado Giuseppe Giratoni (que fez sua performance na companhia parisiense por volta de 1665). Ele acentuou a