competências necessários ao professor de escola integral
Maíry Aparecida Pereira Soares Ribeiro mairyribeiro@bol.com.br Resumo A escola é um espaço educacional relevante na vida dos educandos, não só por proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades, mas, sobretudo por também viabilizar laços de amizades, trocarem experiências, valores, concretizar sonhos, traçar projetos para um futuro. Nessa perspectiva, a função do professor é, sobretudo, ser parceiro dos alunos, coconstrutores de projetos de vida. Assim, o presente trabalho tem como escopo apresentar a importância da formação e o desenvolvimento de competências necessárias para atuação escola de tempo integral. Apresenta de forma sucinta o contexto histórico da Educação Integral no Brasil. Destaca ainda as ações necessárias para a atuação do professor no processo de instrução em tempo integral.
Palavras-chave: professor; escola integral; competências.
Introdução
Desde o início do século XX, segundo Lage a sociedade brasileira busca uma educação que de fato propicie a formação para a vida em sociedade. Tal anseio começou a ser concretizado pelo menos em parte, com os estudiosos da escola nova que preconizavam a relevância do aluno assumirse como coparticipante do processo ensino- aprendizagem. (não é citação)
Analisar, portanto quais competências os professores devem ter neste contexto de educação integral se torna entrave. É necessário agora desenvolver as habilidades dos alunos, tornandoos capazes de realizar leituras e interações com o mundo a sua volta. A função do professor não será mais de expositor, mas de mediador do conhecimento, somandose ao fato de aumentar o tempo escolar junto a estes alunos. Então, surge um questionamento: quais competências são necessárias ao professor de escola de tempo integral?
Desta forma, a busca por uma educação significativa é o que se pretende discutir, quais combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, no