Competência social
Definição
Apesar de na psicologia do senso comum competência social ser um conceito claro (por exemplo quando se diz que alguém tem "jeito de lidar com as pessoas"), distinto da inteligência, uma definição científica desse conceito não é fácil, pois ele inclui dois grupos de capacidades distintas, sendo assim um conceito heterogêneo: de um lado a capacidade de se impor em situações sociais, ou seja, a capacidade de defender os próprios interesses, e por outro lado a capacidade de construir relacionamentos, ou seja, a capacidade de iniciar relacionamentos positivos e mantê-los.
Uma ação socialmente competente exige assim que a pessoa seja capaz de defender seus interesses sem perder as outras pessoas de vista. Torndike (1920) chama esses dois aspectos da competência social sensibilidade social - a capacidade de se colocar no lugar de outrem - e habilidade de ação social - a capacidade de lidar com situações sociais difíceis[1].
Pode-se dizer então que competências sociais são atitudes e comportamentos necessários para transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa.
Relacionamento Interpessoal: Bom relacionamento com seus colaboradores tanto no dia a dia como no trabalho. É preciso que um líder esteja sempre atento as atitudes de sua equipe, para melhor direcionar sua atuação frente aos acontecimentos.
Trabalhar em equipe, gerenciando conflitos e interesses: Ser capaz de trabalhar com pessoas e por meio delas, influenciar o comportamento do grupo com empatia e equidade visando os interesses interpessoais e institucionais.
Consciência Ambiental: pois saber dimensionar a importância do meio-ambiente e o impacto de suas ações na preservação do mesmo é fundamental para o bem de todos os integrantes de uma sociedade.