Violencia e trafico de drogas
O serviço social é importante na resolução de conflitos sociais e tem como objetivo de intervenção em questões sociais, isto é tentar ajudar a população a ter mais escolhas, aconselhando, praticando movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.
Outro objetivo é a construção de uma ordem social, política e econômica menos desigual, reconhecendo as dificuldades da realidade das pessoas, indo contra os problemas das injustiças, que afetam os que mais têm dificuldades econômicas.
A psicologia pode auxiliar em situações de conflitos sociais quando o psicólogo começa com tratamento individual, se o problema não for tão individual é repassado para psicologia em grupo ou para terapeutas que trabalha com atividades para resolver o problema do individuo com a sociedade. O psicólogo ajuda somente o paciente ir se descobrindo, e entender o problema que o incomoda, dai os conflitos sociais quem ira resolver será o próprio paciente e acreditar que é preciso mudar e ir a busca do que lhe faz bem.
O tráfico internacional de drogas, em alta escala, começou a expandir-se a partir da década de 1970, tendo tido o seu ápice na década de 1980. Esse desenvolvimento está estreitamente ligado à crise econômica mundial. O narcotráfico determina as economias dos países produtores de coca, cujos principais produtos de exportação têm sofrido sucessivas quedas em seus preços (ainda que a maior parte dos lucros não fique nesses países) e, ao mesmo tempo, favorece principalmente o sistema financeiro mundial. O dinheiro