competência profissionais
Campinas
Serviço Social
Competências Profissionais
Campinas 2014
Introdução
A proposta na qual consiste este desafio é explanar um relatório de pesquisa sobre o desempenho esperado do Serviço Social.
Uma analise critica na qual vamos avaliar o desenvolvimento da profissão,as atribuições contidas na Lei e sua aplicação pratica no exercício do Serviço Social contemporâneo.
A Sociedade sofreu enormes transformações sociais que desencadearam mudanças na profissão.
O Serviço Social faz parte do conjunto de profissões necessárias à identificação e análise dos fatores que intervém no processo saúde/doença que envolve toda a sociedade. Assim se faz necessário este profissional, pois o seu foco de atuação é assegurar a consolidação de direitos e deveres, fortalecendo os princípios de universalidade.
E dentro desta realidade, esta categoria vem se desenvolvendo a cada dia, e sua prática tem se tornado necessário.
O Serviço Social conta com o Código de Ética Profissional que foi sendo atualizado ao longo da trajetória da profissão.Depois de um rico debate com o conjunto da categoria em todo país,em 1992 aprovou-se a quinta versão do Código de Ética Profissional,instituída pela Resolução 273/93 do CFESS.O Código representa a dimensão ética da profissão,tendo caráter normativo e jurídico,delineia parâmetros para o exercício profissional,define direitos e deveres dos assistentes sociais,buscando a legitimação social da profissão e a garantia da qualidade dos serviços prestados.Ele expressa a renovação e o amadurecimento teórico-politica do Serviço Social e evidencia em seus princípios fundamentais o compromisso assumido pela categoria.
Em sua formação e no seu compromisso ético-politico expresso no Código de Ética da profissão de 1993, este profissional desenvolve sua atuação