Competência do estado
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CRISPIM SOARES SILVA LIMA
BELO HORIZONTE/MG
2013
1. Qual o efeito/impacto do SPED FISCAL nas atividades dos administradores de empresas? Quais conhecimentos o administrador precisa ter para lidar adequadamente com essa nova demanda fiscal?
O principal impacto do SPED FISCAL nas atividades dos administradores da empresa é a facilidade de controlar com maior precisão todos os fiscos, impostos e taxas governamentais que a organização necessita pagar semanalmente, mensalmente e anualmente. O SPED FISCAL facilita também em grande parte o trabalho das empresas ao ter que declarar todos os fiscos que já foram repassados para a secretária da fazenda.
O principal impacto para as organizações e para os administradores é a economia e a redução de tarefas desnecessárias que não trará tantos benefícios se compararem com as principais atividades fim da empresa, um deles é a redução de escrituração e impressão de vários documentos, que foram substituídos pelos digitais. Entre os documentos que abrangem o SPED FISCAL em detrimento a escrituração e impressão de vários documentos, temos: Registro de Entradas, Registro de Saídas, Registro de Inventário, Registro de Apuração do IPI e Registro de Apuração do ICMS.
O administrador deve estar ciente da complexidade do atual sistema de tributação brasileiro frente à proposta de integração dos fiscos Federal, Estadual e Municipal.
Independente da idoneidade do contribuinte, o nível de detalhamento exigido nos documentos fiscais inerentes à operação das instituições já representa, por si só, um grande desafio.
2. Descreve algumas das recentes iniciativas governamentais para a redução dos tributos que incidem sobre as operações das empresas. Essas iniciativas tem sido chamadas de"desoneração fiscal" e se aplicam a determinados tributos, restritos a determinadas linhas de produtos ou tipos de