competitividade
Mercado Competitivo é um mercado em que há muitos compradores e muitos vendedores de modo que cada um deles exerce um impacto negligenciável sobre os preços de mercado. (Mankiw)
Dohlman et al. (2001) apontam que a competitividade nos mercados de commodities é resultado da influência de muitos fatores diferentes. Dentre tais incluem-se, além de condições agroclimáticas favoráveis, o impacto das políticas macroeconômicas (taxa de câmbio, incentivo ao trabalho, custos e disponibilidade de energia, etc), as políticas setoriais específicas (por exemplo, os subsídios de crédito, tarifas de importação e exportação sobre os insumos ou produtos finais), infra-estrutura (para armazenagem e transporte) e apoio ao setor no sentido de melhorar o funcionamento de mercados (por exemplo, crédito, regulamentação, notícias e informação). Outros fatores como aumento na participação nas exportações e as tendências de crescimento dependem da demanda doméstica e os retornos em relação a outras culturas.
Em termos de mercado internacional de commodities, a competitividade é definida, em termos simples, como a capacidade de entregar determinado produto a um custo mais baixo combinado a otimização de custos em termos de produção, transporte e comercialização (DOHLMAN et al., 2001).
Porter (1991) revela três estratégias para conceituar a competitividade nas cadeias agropecuárias: liderança em custos, diferenciação e foco. A primeira estratégia busca oferecer produtos e serviços a custos mais baixos que os dos concorrentes. A diferenciação objetiva justificar preços mais elevados. A questão do foco visa oferecer a vantagem pela oferta de produtos e de serviços diferenciados ou por menores custos.
Gonçalves (1987) mostra um conceito amplo de competitividade, em que são abrangidas não só as condições de produção como todos os fatores que possam interferir propiciando ou prejudicando as exportações.
Competitividade no mercado de soja
O aumento da procura pela soja