competitividade
Desta forma os competidores encontravam as combinações de recursos ue melhor correspondiam as suas diversas caracteristicas. Isso não era estratégia,mais sim a seleção natural de Darwin baseado na adaptação e sobrevivencia do mais apto.
De acordo com Porter (1990, p.37) "A competitividade é o melhor caminho para aumentar o padrão de vida". Já para Buckley (1988, p. 37) "Competitividade é um processo constante , depende de comparações, sendo que suas medidas podem ser categorizadas em tres grupos: desempenho competitivo, potencial competitivo e processo gerencial".
Contradizendo isso o conceito de competitividade é melhor compreendido quando se leva em consideração diferente niveis de análise. Cada nível de analise (País, industria, empreendimento e produto) tem um conjunto de medidas especificas que permite um entendimento das particularidades de conceito. A inter-relação entre níveis de análise também pode contribuir para o sucesso de cada um.
Segundo Snell (2006, p.12), "Para a empresa sobreviver e vencer, é preciso conseguir uma vantagem sobre a concorrencia e lucrar com isso". Éssa vantagem é conquistada ao fazer algo que tem um valor para os clientes melhor doque o oferecido pelos concorrentes.
Os fatores fundamentais do sucesso são: Inovação, qualidade, velocidade e competitividade em custos.
Inovação - Introdução de novos bens e serviços.
Qualidade - A excelência do produto, incluindo fatores como atratividade, ausê ncia de defeitos, confiabilidade, e disponibilidade de longo prazo.
Velocidade - Rapidez e pontualidade na execução, resposta e entrega de resultados.
Competitividade em custos - Manter os custos baixos para realizar lucros e ser capaz de oferecer preços atraentes aos consumidores.
(livro usado Chiavenato 2° edição Planejamento estrategico p 6)
(livro usado Porter competitividade