Competitividade, o (atual) nome do jogo
Competitiveness, the game’s name (now)
Wanderley J. Gheno RESUMO
A era das oportunidades, riscos e desafios, mostra que ser competitivo depende mais do tamanho dos objetivos que do tamanho da empresa.
Palavras-chave: Competitividade.Estratégias.Mudanças.Valor
ABSTRACT
The opportunity risks and challenge era shows that the competitive depends more of the target’s size than the enterprise’s size.
Key Words: Competitiveness.Strategies.Change.Value
INTRODUÇÃO Como superar concorrentes tão capazes quanto nós, que vendem essencialmente os mesmos produtos, e o fazem da mesma forma e para os mesmos clientes?
Perguntas como essa tiram o sono de empresários e os fazem procurar avidamente uma solução consistente. Os consultores Terry R. Bacon e David G. Purgh, apresentam interessante abordagem em Comportamento Vencedor – o que as empresas mais inteligentes e bem-sucedidas fazem diferente, livro que trata, afirmam, de como vencer por meio da diferenciação comportamental. Avisam, contudo, que a diferenciação no comportamento é insuficiente para criar, sozinha, uma vantagem competitiva sustentável. Bacon e Purgh definem assim os dois principais desafios das empresas: criar produtos e serviços diferenciados, que os clientes desejem; e fazer isso de maneira que a receita ultrapasse os custos.
A proposta dos autores no livro é concentrar-se no primeiro desses desafios. Mas, pelo fato da maioria dos consumidores estarem relacionados com a dimensão operacional das empresas, Bacon e Purgh alertam que, sem uma sólida base de diferenciação comportamental operacional, dificilmente as modalidades expostas no seu livro terão impacto sustentável sobre os clientes, a ponto de distinguir nossa empresa das demais competidoras.
Então, a proposta deste trabalho, é oferecer uma rápida abordagem ao segundo desafio, numa expectativa de contribuir para a ampliação visual do espectro organizacional, com relação à necessária