Economia
Exercícios do Capítulo 1
1) Quais as diferenças entre as vias colonial, clássica e prussiana de constituição do capitalismo?
A via colonial possui semelhança com a via prussiana, mas os afastam da via clássica. Enquanto a via prussiana representou uma passagem do feudalismo para o capitalismo a via colonial não o fez, pois nasceu inserida no sistema já denominado pelo capital. A burguesia dos países de via colonial não realizou nem suas tarefas econômicas, nem as políticas, diferentemente da prussiana, que deixou apenas de realizar suas tarefas políticas.
2) Como podemos caracterizar a forma de inserção da economia brasileira no cenário colonial internacional?
Foi por intermédio das colônias de exploração que o capital comercial se objetivou no Brasil. De imediato, a solução vislumbrada recaiu sobre os produtos naturais, como madeiras, destinadas à construção ou à obtenção de tinturas, cujo exemplo clássico é o pau-brasil.
3) Quais as diferenças mais marcantes entre colônias de exploração e de povoamento?
As colônias de exploração buscavam enriquecer, para depois usufruir, na Metrópole, sua nova condição. Seus interesses estavam voltados para o usufruto das vantagens potenciais, porém o esforço físico em ambiente tão inóspito deveria ficar a cargo de outros. Enquanto nas colônias de povoamento ocorriam lutas político-religiosos, transformações econômicas consideráveis, em busca de um novo lar, o cercamento.
4) Quais as principais características da empresa colonial?
Alternativas que permitissem auferir o lucro almejado e aproveitar as potencialidades da colônia, transformando-a em produtora efetiva de riquezas. A maneira encontrada pelos colonizadores para ocupar a colônia foi a exploração agrícola, superando a mera atividade extrativa realizada.
5) Qual foi a influência exercida pelas ideias mercantilistas sobre a política econômica colonial?
O pacto colonial: que foi um dos elementos