Hans Christian Andersen
Abril de 1805 na Dinamarca.
Era filho de um sapateiro e de uma lavadeira. Apesar de ser pobre tornou - se um grande poeta e escritor.
Alguns dos contos de
Andersen
Continuação…
Curiosidades
• Aos 9 anos sofreu com a morte do pai.
Ao todo Andersen escreveu 156 contos para crianças.
• Toda a família vivia num quarto.
• Em homenagem a Andersen, a data de seu nascimento,
2 de Abril, foi instituída como Dia Internacional do Livro
Infantil.
Hans Christian Andersen foi um escritor e poeta de histórias infantis, nascido na atual Dinamarca. Andersen era filho de um sapateiro, o que levou Andersen a ter dificuldades para se educar.
Publicou ainda: O Improvisador (1835), Nada como um menestrel (1837), Livro de Imagens sem Imagens (1840), O romance da minha vida (autobiografia em dois volumes, publicada inicialmente na Alemanha em 1847), mas a sua maior obra foram os contos de fadas (Eventyr og Historier, ou Histórias e Aventuras) que publicou de 1835 a 1872, onde o humor nórdico se alia a uma bonomia sorridente, e onde usa simultaneamente a base constituída por contos populares e uma ironia dirigida aos contemporâneos.
Hans Christian Andersen nasceu no seio de uma família muito pobre. Nascido no dia 2 de abril de 1805, na cidade de Odense, Reino Unido da Dinamarca e Noruega, atual Dinamarca, era filho de cozinheiro e de uma lavadeira. Toda a família vivia e dormia num único quarto. O pai adorava o filho, a quem fomentou a imaginação e a criatividade, deixando-o aprender a ler, contando-lhe histórias e, mesmo, fabricando-lhe um teatrinho de marionetas1 . Hans apresentava no seu teatro peças clássicas, tendo chegado a memorizar muitas peças de Shakespeare, que encenava com seus brinquedos.
Hans Christian Andersen nasceu no seio de uma família muito pobre. Nascido no dia 2 de abril de 1805, na cidade de Odense, Reino Unido da Dinamarca e Noruega, atual Dinamarca, era filho de cozinheiro e de uma lavadeira. Toda