Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen nasceu em 02 de Abril de 1805, na cidadezinha que Hans morava existia 5 mil habitantes que dividia-se em duas classes sócias a dos ricos e as dos podres Hans Andersen pertencia a ultima classe as dos pobres.
O Pai de Hans tinha 25 e a sua Profissão era sapateiro, sua mãe Anne Marie Andersaitter com uns 40 anos o Pai e a Mãe de Hans tinha se casado uns meses antes de seu nascimento.
O lugar que Hans morou, para ele era cheio de riquezas, um lugar que era completamente tomada por ferramentas de sapateiro como a cama do casal, a cama dele as prateleiras, as estantes, uma paisagem pintada que o impressionava tanto, só isso para a ele achar esse lugar cheios de riquezas.
O Pai de Hans faleceu 1816 ele tina apenas 11 anos de idade, após a morte do seu Pai a sua mãe passou a trabalhar como lavadeira, para sustentar a ela e ao filho. Com consequência da morte de seu Pai começou a trabalhar para ajudar na manutenção da casa.
Algum tempo após a morte do seu Pai, a sua mãe voltou a casar, novamente com um sapateiro. Em 1819 com catorze anos de idade Hans pediu para sua mãe e sua vó a deixarem ir para Copenhagen para tentar a carreira Artística.
Em 1822 conheceu Jonas Collin um dos diretores do Royal Theatre e alto funcionário do governo, foi Collin que apedido dos amigos, acabou financiando uma bolsa real, para os estudos secundários e superiores de Andersen.
Hans fez traduções, escreveu peças de teatro, publicaram poesia e ficção, canções patrióticas, versos infantis.
Hans foi apaixonado por três mulheres: Riborg Voigt, Jenny Lind e Louise Collim, mesmo sendo apaixonado por esse mulheres não se casou com nenhuma.
Em 1835 com 30 anos de idade Hans escreveu seu primeiro conto de fadas; EVENTYR FORTALTE FOR BOM, e até em 1872 produziu cerca de 156 contos. A partir dai começou a adapta contos populares como A Princesa e o Grão de Ervilha O companheiro de Viagem e As flores da Pequena Ida.