trabalho
Fenômenos ondulatórios são partes importantes do mundo ao nosso redor. Através das ondas sonoras que ouvimos, como percebemos as ondas de luz, podemos dizer queatravés de ondas recebemos a maior parte das informações que temos. A partir da análise de fenômenos ondulatórios, tão simples como as ondas do mar agitado ou quando jogamos uma pedra na água.Reflexão:
Reflexão é a mudança de direção de uma frente de onda a uma fronteira de separação de dois diferentes meios de modo que a frente de onda retorna para o meio a partir do qualse originou. Exemplos comuns incluem a reflexão de luz, som e ondas de água. A lei de reflexão diz que, para reflexão especular o ângulo em que a onda é incidente na superfície é igual aoângulo a que é refletida. espelhos exibem reflexão especular.
Refração:
Uma onda sofre refração quando transpõe a fronteira de separação de dois meios de propagação, passando então a sepropagar no outro meio e, naturalmente, com outra velocidade. O que caracteriza a refração é, portanto, uma mudança na velocidade de propagação, dependendo do ângulo de incidência.Difração:
A difração ocorre quando uma onda encontra uma fenda ou um obstáculo. As ondas conseguem contornar obstáculos e fendas, e chegam a regiões que não seriam atingidas caso apresentassemapenas propagação retilínea.
Por exemplo, uma pessoa separada da fonte sonora por uma parede. Um objeto atirado a partir de onde está a fonte não pode atingir diretamente a pessoa, mas osom emitido pela fonte chega até a pessoa. Devido ao fenômeno da difração, podemos, por exemplo, escutar o som de um rádio, mesmo que haja uma parede nos separando dele.
Na difração, aenergia não se distribui igualmente em todas as direções. Quanto menor for o comprimento de onda em relação ao tamanho da fenda ou obstáculo atingindo, maior será a região de sombra.