Camila resumo completo
CAMILA CARVALHO DOS SANTOS
RESUMO DO LIVRO TEORIA GERAL DO ESPORTE
Macapá – AP
2015
CAMILA CARVALHO DOS SANTOS
RESUMO DO LIVRO TEORIA GERAL DO ESPORTE
Macapá – AP
2015
A Origem do Esporte Moderno
Segundo Diem (1996), a história do esporte é intima da cultura humana, pois com ela compreendem-se épocas e povos, onde cada época tem seu esporte e a essência de cada povo nele se reflete. Entretanto, para Ulmann (1965), o esporte teria seu início formal com Thomas Arnold em 1828, que utilizou dos jogos físicos praticados pela aristocracia e burguesia inglesa, incorporou-os aos métodos de educação, deixando nessa pratica esportiva uma autonomia. Além disso, as regras começaram a surgir naturalmente das práticas.
Thomas Arnold, no seu entendimento e utilização do esporte, identificou dois aspectos diferentes, mas inseparáveis: o fornecimento de prazer para os jogadores e espectadores, e a oportunidade de formação moral. Segundo Ulmann, o esporte recebeu com Arnold uma influência especifica do darwinismo. Arnold apresentava três principais características:
a) É um jogo;
b) É uma competição;
c) É uma formação.
Essas características, segundo Ulmann, se aproximam às dos gregos antigos. Apenas quanto a formação do homem, o esporte não é compreendido do mesmo modo, pois Arnold colocou o esporte a serviço da ação moral, oferecendo ao corpo a função de ajudar o homem a obedecer a lei moral.
A Evolução do Conceito de Esporte
Para Coubertin, segundo Gillet (1975), o esporte era entendido como o culto voluntario e habitual do esforço muscular intensivo apoiado sobre o desejo de progresso e podendo chegar até o risco.
Caillois (1958), caracterizou os jogos em:
a) Agon (jogos de competição);
b) Alea (jogos de azar);
c) Mimicry (jogos de mimica);
d) Ilimix (jogos de vertigem).
Para Caillois, o esporte era uma forma socializada do Agon. Já para Diem (1966) o esporte pertence ao domínio do jogos,